Educacional

Afinal, como funciona isso tudo?

O que é energia solar?

Energia solar é toda a energia proveniente do sol, seja para aquecer a água, gerar eletricidade, dentre outros. A luz solar é composta de fótons, que são uma partícula elementar. Quando os fótons entram em contato a célula fotovoltaica, ele é parcialmente absorvido. assim, os elétrons do material semicondutor da célula são agitados e passam a gerar eletricidade.

Potencial da energia solar no Brasil

Segundo o Atlas Brasileiro de Energia Solar, diariamente incide entre 4.500 Wh/m2 a 6.300 Wh/m2 no país. Esse valor, mesmo nas regiões de menor incidência, é muito mais alto do que os maiores valores de grande parte dos países da Europa, e ainda assim esses países geram mais energia solar do que o Brasil. Dessa forma fica fácil perceber que é só questão de tempo até que a energia solar se torne algo do cotidiano.

Energia Solar Residencial

Muitos acreditam que a energia fotovoltaica é uma realidade apenas para grandes indústrias devido a seu preço elevado, felizmente isso não passa de um mito. Atualmente é possível instalar kits de energia solar em residências sem problemas, e apesar de possuir um custo relativamente alto, a economia gerada por essa troca costuma pagar a diferença dentro de 4 ou 5 anos de uso. A vida útil do sistema é de 30 a 35 anos, logo há um custo benefício excelente, e todos saem ganhando.

Os painéis

Os painéis solares são um conjunto de células fotovoltaicas que convertem a luz em energia. São as "placas" que captam a luz solar. Normalmente são instaladas nos telhados para conseguir melhor captação, mas como é necessário que fiquem voltados para o norte, às vezes essa instalação é feita de forma diferenciada. Os painéis são resistentes ao sol, chuva, granizo e a condições climáticas adversas.

O inversor

O inversor solar é o aparelho que torna viável o consumo da energia gerada pelos painéis solares. A energia dos painéis vem como corrente contínua, enquanto a energia usada em casa, para eletrodoméstico e afins, deve vir como corrente alaternada. O inversor é necessário pois é ele quem faz essa conversão.

Perguntas Frequentes

Algumas dúvidas que recebemos com certa frequência ao longo do tempo. Caso algo não fique claro clique aqui para entrar em contato.

2019 - Solar Advance Energia Solar Fotovoltaica